A Conferência Episcopal dos EUA (USCCB) há muito tempo incentiva os católicos nesse país a protegerem a criação. Os recursos da USCCB aprofundam a compreensão da família católica sobre a ecologia integral e a compreensão de que “tudo está interligado”.
Jill Rauh, Diretora de Educação e Assistência da USCCB, diz que este é um momento especial para aprofundar os laços que nos unem.
“Muitas pessoas anseiam por comunidade e conexão,” disse Rauh.
Os recursos da USCCB sobre a Laudato Si’ cumprem com esse anseio e podem ser usados durante e depois da Semana Laudato Si’, 16-24 de maio. Os recursos incluem guias de estudo para a Laudato Si’, e para a Querida Amazonia, a exortação apostólica pós-sinodal do Papa Francisco. Além disso, a USCCB publicou um panfleto sobre a Laudato Si’, recursos para liturgia e pregação, e um vídeo sobre o livro infantil Drop by Drop [Gota por Gota], que ressalta a falta de água no mundo.
Rauh diz que a conferência episcopal espera que as pessoas nos EUA “usem os recursos que mais lhes ajudem.”
“Queremos que as pessoas, através de orações e reflexões, realmente se conectem com o chamado . . . de cuidar de nós mesmos, de uns aos outros, e de toda a criação.” Rauh diz que a conferência espera que os católicos “realmente interiorizem isso.”
Muitos grupos de partilha espiritual adaptaram suas práticas para reuniões online através do Zoom ou outros programas de videoconferência. Rauh sugeriu que os guias podem ser úteis para tais grupos em reuniões futuras.
“Uma família também pode fazer uso dos guias, ou alguém individualmente que queira se dedicar a estas questões,” ela disse.
A Conferência Episcopal dos Estados Unidos é uma parceira da Semana Laudato Si’. Mais informações estão disponíveis em USCCB.org.