fbpx

O dia da celebração de Pentecostes, domingo 19 de maio, deu início à Semana Laudato Si’ 2024,Semana Laudato Si’ 2024, cujo lema é “Sementes de Esperança”. Do Chile, a comunidade local do Movimento Laudato SiMovimento Laudato Si’ realizou um momento de oração conduzido por Frei Jaime Campos, OFM.

“Vamos completar nove anos com a encíclica do Papa Francisco, nove anos que nos desafiam a continuar trabalhando, aprofundando a leitura e a reflexão da encíclica e, sobretudo, dando-lhe vida, mudando o nosso estilo de vida”, disse o frade no início, invocando o Espírito Santo para sermos “sementes que germinam no cuidado da casa comum e daquilo que é frágil”.

Reveja o evento completo
(disponível em espanhol, legendado em inglês e português. Para assistir em outros idiomas, você pode ativar as legendas automáticas do YouTube)

Ele mencionou o sofrimento da crise climática que o Chile tem vivido nos últimos tempos: fortes inundações com consequências devastadoras para muitas famílias. Foi exibido um vídeo desses acontecimentos, quando se rezou especialmente pelas vítimas afetadas.

Depois das leituras do Evangelho seguida de uma reflexão, foi feita uma oração pela missão dos Animadores Laudato Si’Animadores Laudato Si’ e todos os membros do Movimento, com seu envio no dia de Pentecostes e um convite para que também renovassem seu compromisso a serviço da Igreja e da nossa casa comum. Frei Jaime também rezou para que os voluntários se multiplicassem e convidou mais pessoas a se comprometerem com os desafios propostos no Guia de Celebração.Guia de Celebração.

Em seguida, foi feita uma oração de intercessão ao Espírito Santo, pedindo pelos membros do MLS de todo o mundo e pelos frutos desta Semana Laudato Si’ que se inicia. Foi, então, cantado o canto de São Francisco de Assis, “Louvado sejas, meu Senhor”, lembrando que no ano que vem comemoraremos seu 800º aniversário.

Para finalizar, Frei Jaime se despediu rezando por uma conversão ecológica para esta Semana Laudato Si’ e para que a mensagem da encíclica continue chegando a mais pessoas. “Que possamos, então, viver este nono aniversário com alegria e sobretudo com esperança. Paz e bem”, concluiu.