O mês de maio tem um significado especial para aqueles que lutam para proteger nosso planeta e promover a gestão ambiental. Ele marca o aniversário da Laudato Si’, a encíclica revolucionária do Papa Francisco sobre o cuidado com o meio ambiente.
Este ano, para comemorar o oitavo aniversário deste importante documento, o filme “A Carta” tomou o centro do palco, figurando numa série de eventos e atividades. Vamos dar uma olhada mais de perto nos destaques da Semana Laudato Si’ e nas iniciativas notáveis que dela surgiram.
Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial pelo Cuidado da Criação:
Um dos eventos mais significativos da Semana Laudato Si’ foi a apresentação pelo Papa Francisco da sua mensagem para o Dia Mundial pelo Cuidado da Criação. O Papa declarou:
“Que podemos nós, sobretudo como Igrejas cristãs, fazer para sanar a nossa casa comum, para que volte a pulular de vida? Devemos decidir-nos a transformar os nossos corações, os nossos estilos de vida e as políticas públicas que regem a nossa sociedade.”
Este chamado à ação deu o tom para o Tempo da Criação, inspirando indivíduos e comunidades a se envolverem ativamente na proteção do nosso planeta.
A Carta: Um Poderoso Chamado à Ação
“A Carta”, um documentário comovente, foi o centro das atenções durante a Semana Laudato Si’. Das Filipinas ao Paquistão, da Nigéria à Argentina, plateias de todo o planeta compareceram a mais de 400 exibições do filme para testemunhar histórias da crise climática numa conversa com o Papa Francisco.
Em um evento de reencontro intitulado “Respondendo à Carta: O que fazer daqui para frente?”, os protagonistas do filme se reuniram online para compartilhar como suas histórias cresceram e trazer um alerta para fazermos uma transição do auto interesse para a responsabilidade coletiva de cuidar do nosso planeta.
Chamado à Ação do Cardeal Czerny
No Jardim do Cântico em Assis, Itália, o Cardeal Michael Czerny, Prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral do Vaticano, desempenhou um papel crucial no Domingo de Pentecostes, mobilizando os Animadores Laudato Si’ e incentivando outras pessoas a participarem deste movimento.
Declarando-se ele próprio um Animador Laudato Si’, Czerny anunciou: “Cada um de vocês foi chamado a dar uma resposta à mensagem da Laudato Si’. Nós, cheios do Espírito Santo, temos o mandato de sair e proclamar a incrível generosidade da Criação de Deus”.
Apresentando o “Terra Laudato Si’”
A Semana Laudato Si’ testemunhou a inauguração da “Terra Laudato Si’”, um projeto do Bispo de Assis, Dom Domenico Sorrentino. Servindo como nova casa do Movimento Laudato Si’, este projeto em Assis visa a criar um espaço físico dedicado à propagação dos princípios e ensinamentos da Laudato Si’. Com inauguração prevista para 2025, a “Terra Laudato Si’” servirá como centro para iniciativas ambientais, promovendo a colaboração e inspirando ações transformadoras.
E agora? Tempo da Criação!
Do impacto do filme “A Carta” à mensagem inspiradora do Papa Francisco para o Dia Mundial do Cuidado com a Criação, o evento reuniu pessoas em todo o mundo para refletir sobre a nossa responsabilidade com o meio ambiente. Ao olharmos para frente, o espírito da Laudato Si’ continuará nos guiando e nos inspirando para criar um futuro sustentável para o nosso planeta.
Sendo assim, nos preparamos para “que a justiça e a paz fluam” no próximo Tempo da Criação. Nesta segunda-feira, 5 de junho, quando comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Guia de Celebração de 2023 será apresentado em um webinário apresentado por líderes religiosos ecumênicos de todo o mundo. Junte-se a nós às 9h em Nova York / 15h na Europa (CET)/ 21h na hora de Manila!