A Laudato Si’ pode ser posta em prática em qualquer missão da Igreja. A Fundação Padre Jaime, que acompanha seminaristas no caminho para o sacerdócio, é um exemplo disso. “Mais do que no texto, a Laudato Si’ pode ser encontrada na carne e na vida”, afirma sua fundadora.
Em diálogo com Rosemary León Buitrago, fundadora da Fundação Padre Jaime, organização membro do Movimento Laudato Si’, falamos sobre como essa organização da Colômbia dá vida à Laudato Si’ nas diferentes atividades que realiza.
ASSISTA: Diálogo completo com a Fundação Padre Jaime.
*Ative as legendas automáticas do YouTube para ouvir em seu idioma*
Como sua missão é apoiar financeiramente padres e seminaristas em seus estudos, as campanhas de arrecadação de fundos ficam ativas durante todo o ano na fundação. “Há algum tempo, entendemos que temos que dar uma mensagem de impacto aos seminaristas e a Pastoral Verde começa nas pequenas ações que nós, inclusive, fazemos por eles”, diz Rosemary.
Mais de 176 quilos de plástico já foram recolhidos por familiares e amigos da fundação, através de tampinhas plásticas que são vendidas e podem virar fundos. “As crianças das famílias entendem que fazemos isso para cuidar da natureza, como uma responsabilidade cristã, mas também com um propósito nobre, que é ajudar jovens que em pouco tempo serão líderes para as comunidades”, menciona a fundadora.
“Queremos que os presbíteros sejam líderes da Pastoral Verde”, afirma Rosemary com entusiasmo, mencionando que os leigos são responsáveis por fortalecer a formação ecológica dos clérigos.
Para ela, as ações ecológicas são simples: “Não é preciso falar muito sobre o assunto; os outros o fazem porque já sabem que essa ação entusiasma e tem uma mensagem e uma repercussão em outras pessoas”.
Outra atividade Laudato Si’ da Fundação é o “Rosário pela Criação”, que é rezado todos os anos em maio, às vésperas da Semana Laudato Si’. “Rezamos pela vocação dos seminaristas e, em particular, pela nossa casa comum”.
Este ano, acontecerá neste sábado, 14 de maio, às 16h, horário da Colômbia: “Todos são convidados a rezar por esta Semana Laudato Si’ com alegria, com entusiasmo, com uma visão esperançosa do futuro e do presente”.
Por fim, Rosemary deu uma mensagem aos membros do MLS: “Precisamos que os membros do Movimento Laudato Si’ contagiem os seminaristas e padres sobre sua responsabilidade de pregar pelo exemplo na gestão dos bens da natureza nas paróquias, na economia de água e eletricidade, no lixo; mas também os encorajamos a incorporar um pouco de cuidado com a natureza e a Laudato Si’ em seus sermões. Assim, serão líderes da Pastoral Verde, e precisamos deles!”, concluiu.