fbpx
Roma, 28 de abril de 2021
Contato de comunicação: Gabriel López Santamaria, gabriel@catholicclimatemovement.global

Novo concurso de fotografia Laudato Si’ convida católicos a compartilharem o grito da Terra, o grito dos pobres e a beleza da criação

Ganhadores do #MomentoLaudatoSi serão entrevistados pelo Vatican News

“Há algum tempo estamos mais conscientes de que a natureza merece ser protegida, também só pelo fato de que as interações humanas com a biodiversidade de Deus [que Deus nos deu] devem realizar-se com a máxima atenção e com respeito: cuidar da biodiversidade, cuidar da natureza.”

Através da nova colaboração com o Vaticano, católicos do mundo todo são convidados a mostrar seu amor pela biodiversidade dada por Deus, compartilhando-a com o mundo.

O Dicastério do Vaticano para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, o Vatican News e o Movimento Católico Global pelo Clima, convida toda a comunidade católica para participar do novo concurso de fotografia Laudato Si’, que ajudará a conscientizar sobre a necessidade urgente de cuidar da criação.

A crise ecológica é uma crise muitas vezes esquecida, já que o mundo concentra grande parte de sua atenção na emergência climática, com razão. Mas a saúde da criação, medida por meio de sua biodiversidade, está intimamente ligada ao clima.

Florestas vibrantes armazenam carbono. Um ecossistema diversificado suporta polinizadores, que desempenham um papel vital em nossa segurança alimentar. Pântanos saudáveis protegem contra tempestades e inundações extremas, que os cientistas dizem que são mais prováveis de ocorrer com o aumento da temperatura da Terra.

Para ajudar na conscientização da necessidade de cuidar da biodiversidade, os católicos ao redor do mundo são convidados a compartilhar o seu #MomentoLaudatoSi até o dia 22 de maio, Dia Internacional da Diversidade Biológica.

Como participar?

Para participar, tire uma foto que mostre algo de uma das categorias:

  • O grito da Terra: o impacto da crise ecológica sobre a criação
  • O grito dos pobres: o impacto da crise ecológica sobre os mais vulneráveis
  • “Pois sabemos que as coisas podem mudar” (LS 13), o tema da Semana Laudato Si’: Celebrando e mostrando a beleza da criação

Cada categoria terá três ganhadores. O concurso premiará de acordo com o significado da mensagem em cada foto, e não na técnica ou qualidade de precisão da foto.

Em seguida, os participantes devem compartilhar a foto nas redes sociais com #MomentoLaudatoSi e #SemanaLaudatoSi e marcar as seguintes contas em uma das redes sociais abaixo:

Facebook: Movimento Católico Global pelo Clima, Vatican News
Twitter: @vivalaudatosi, @VaticanIHD, @vaticannews_pt
Instagram: @vivalaudatosi, @VaticanIHD, @VaticanNews

Quando os participantes devem compartilhar as fotos?

O concurso de fotografia inicia dia 28 de abril e termina dia 15 de maio. Os premiados serão anunciados no dia 22 de maio, Dia Internacional da Diversidade Biológica.

O concurso concluirá durante a Semana Laudato Si’ 2021, 16-24 de maio, quando a comunidade católica global estará em unidade para celebrar todo o progresso que a Igreja global alcançou na jornada de conversão ecológica.

A Semana Laudato Si’ 2021 também será um tempo para refletir sobre o que a pandemia da COVID-19 nos ensina e como preparar um futuro com esperança.

Como os participantes vão saber se ganharam?

Eles podem se inscrever em laudatosiweek.org/pt para serem notificados.

O que podem ganhar?

  • Um diploma conjunto do Dicastério de Comunicação e do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral
  • Uma entrevista com o Vatican News
  • As fotos ganhadoras serão compartilhadas nas redes sociais pelo GCCM e o Vaticano

Dúvidas?

Os participantes podem enviar suas perguntas ao Movimento Católico Global pelo Clima através das redes sociais (acima) ou mandando um e-mail a socialmedia@catholicclimatemovement.global.

 

NOTA: Transferência de direitos

Os participantes devem compreender que o GCCM recebe os direitos de sua fotografia para poder usá-la. Contudo, o nome dos participantes sempre vão aparecer quando forem publicadas.