O que é a Semana Laudato Si’?
A Semana Laudato Si’ teve início como uma forma de celebrar o primeiro aniversário da encíclica transformadora do Papa Francisco, “Laudato Si’: Sobre o Cuidado da Casa Comum.”
Desde então, essa celebração anual tornou-se uma forma de todos os católicos se unirem e se alegrarem com o progresso que fizemos em dar vida à Laudato Si’, além de nos comprometermos com mais oração e ação pela nossa casa comum.
Este ano, com o tema “Escutando e Caminhando Juntos”, católicos dos seis continentes trabalharão para “unir toda a família humana” para “proteger nossa casa comum” (LS 13) – uma citação norteadora da Laudato Si’ – para uma semana de celebração.
Católicos de todo o planeta unirão suas comunidades em ação e aprenderão mais sobre como a Laudato Si’ oferece um plano para enfrentarmos a crise climática. Por todo o mundo, os católicos vão se unir como família em oração e ação.
O lançamento da encíclica Laudato Si’
A encíclica tem ajudado 1,3 bilhão de católicos no mundo a entenderem melhor que “tudo está interligado”, e colocado a milenar doutrina católica no contexto da atual crise socioecológica e da emergência climática.
O Papa Francisco terminou de escrever a Laudato Si’ em 24 de maio de 2015 e, um ano depois, centenas de comunidades católicas se uniram para celebrar a encíclica que já havia catalisado oração e ação pela nossa casa comum.
A Semana Laudato Si’ seguinte aconteceu em 2020. Foi uma momento incomparável.
Semana Laudato Si’ 2020
Em março de 2020, o Papa Francisco convidou os católicos a participarem do evento de uma semana que marcaria o quinto aniversário da encíclica e ajudaria os católicos a se alegrarem dando vida a Laudato Si’ e cuidando da criação.
Mas quando chegou a Semana Laudato Si’ 2020, em meados de maio, a pandemia de COVID-19 já havia parado o mundo todo e forçado bilhões de pessoas a fazerem quarentena em casa. Os católicos, como o resto do mundo, foram desafiados a se adaptar.
Ainda assim, por todo o planeta milhares de católicos superaram inúmeros obstáculos para não deixar o aniversário da encíclica passar em branco e refletir sobre a construção de um mundo melhor juntos.
Uma série de conferências online foi realizada por lideranças globais, incluindo o Prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral do Vaticano, Cardeal Peter Turkson; a formuladora do acordo climático de Paris Christiana Figueras; o Secretário do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral do Vaticano, Monsenhor Bruno-Marie Duffé; e o Diretor Executivo do Greenpeace no Sudeste da Ásia, Yeb Saño.
A semana inspirou milhares de outros católicos através da cobertura da mídia no mundo inteiro. Além das conferências online globais, centenas de ações locais deram sentido à iniciativa desde as bases.
Para dar somente alguns exemplos:
- Em Bergamo, Itália, cidade devastada pela pandemia de COVID-19, a Diocese de Bergamo convidou seus membros a refletirem sobre a Laudato Si’ durante a quarentena através de vídeos online, uma adaptação criativa diante dos limites das interações sociais.
- No Quênia, o bispo diretor da Conferência Episcopal da África Oriental plantou uma árvore em um jardim público em solidariedade às pessoas da região que sofreram com enchentes fora de época e o surto histórico de gafanhotos, ambos agravados pela crise climática.
- No Brasil, Argentina, Espanha e dezenas de outros países, milhares de católicos participaram de conferências online organizadas localmente para refletir sobre como dar vida à Laudato Si’ em suas comunidades e países.
- Nas Filipinas e em toda Ásia, a Federação da Conferência Episcopal Asiática encorajou os fiéis a encontrarem esperança juntos, enviando mensagens no WhatsApp sobre a encíclica do Papa Francisco e a Semana Laudato Si’.
A pandemia deixou mais do que claro que “tudo está interligado”, uma das mensagens transformadoras da encíclica e tema da Semana Laudato Si’ 2020.
Semana Laudato Si’ 2021
Para a Semana Laudato Si’ 2021, católicos de todo o mundo participaram da celebração que marcou o momento de coroação do Ano Especial de Aniversário da Laudato Si’.
O evento de uma semana encorajou os fiéis a celebrar os grandes avanços que a Igreja global deu em sua jornada de conversão ecológica durante os últimos seis anos e ofereceu um roteiro claro para a próxima década.
Aqui vai uma breve amostra de como os católicos se uniram, agiram e deram vida à Laudato Si’:
- Um alegre festival cultural Laudato Si’: “Canções para a Criação” foi transmitido ao vivo de Roma e reuniu milhares de pessoas para glorificar a Deus através da arte.
- No Quênia, em Bangladesh, na Índia, no Brasil, na Austrália, EUA, México, Timor Leste, Vietnã e outros lugares, os católicos se reuniram online e presencialmente para compartilhar como estão vivendo a Laudato Si’ e inspirar uns aos outros a fazer mais pela criação.
- Na Coréia do Sul e nas Filipinas, foram realizados programas de uma semana que levaram os católicos a celebrar missas Laudato Si’, acelerar os esforços de justiça climática e participar de greves climáticas.
- Como comunidade global, milhares de católicos participaram ativamente de diálogos emocionantes que mostraram como as instituições estão mudando a educação por meio da Laudato Si’, a necessidade urgente de todos desinvestirem dos combustíveis fósseis e como os fiéis podem defender a criação de Deus local e internacionalmente.
- No Domingo de Pentecostes, o Cardeal Luis Antonio Tagle liderou um encontro global de oração/envio missionário que convocou todos os católicos a reavivar nossos esforços para espalhar o Evangelho da Criação em todos os cantos do planeta.
- Esta semana incrível chegou ao fim com o lançamento da Plataforma de Ação Laudato Si’, que orientará esse trabalho na próxima década.
O tema da Semana Laudato Si’ 2021 foi “pois sabemos que as coisas podem mudar”. (LS 13)